A história do modelo Smoothie se confunde com a história da criação das rodas automotivas em si. O primeiro modelo de roda que se tem registro foi em 1885, é o do Motorwagen, um veículo de três rodas que usava rodas do tipo bicicleta com fios finos segurando o aro no cubo e equipadas com borracha dura.
Em meados da década de 1920 uma nova mudança, começaram a substituir os raios por discos de aço estampados. Os discos eram mais leves, mais rígidos e resistentes a danos. Um benefício adicional para esse projeto decolar foi a capacidade de produzi-los em massa, tornando-os mais econômicos de produzir. O disco, era estampado em uma folha de metal e soldado ou rebitado na borda.
A calota lisa, estilo Lua (Baby Moon), era muito popular nos anos cinquenta. Porém, ela não foi inventada naquela década.
Bob Rufi, o homem mais rápido vivo em 1940. Ele usou calotas de alumínio de um avião da Primeira Guerra Mundial para ajudar a otimizar sua velocidade e atingir o recorde de 225 km/h. Já era um prelúdio da clássica calota Baby Moon.
A característica tala da Smoothie como a conhecemos hoje vem da cultura do pós guerra (entre 1945-1960). Nessa época os drag racers começaram a correr, e tinham considerações sobre o resfriamento do freio dos carros. Eles já corriam com rodas de aço inteiras, semelhantes as Smoothie, porém sem a calota característica. Mas se você fosse uma corrida de arrancada, eles queriam que o fluxo de ar chegasse aos freios, para que não derretessem. É daí que vem o corte de furos de alguns modelos de rodas.
Depois disso, eles fizeram as rodas chamadas deep-dish, onde viravam o cubo para trás (era cortado e virado para que os pneus ficassem mais para fora), muito semelhante ao design das Smoothie que temos hoje. A princípio faziam isso mais por uma questão estética. A primeira roda real do pós-guerra foi a Deep Dish. Depois disso, eles fizeram rodas com o off-set mais largo.
A roda Smoothie como a conhecemos começou a ser usada na linha Volkswagen nos fuscas de 1943-65. Os carros de 1943-52 usavam rodas de 16 polegadas, enquanto os carros de 1953-65 usavam rodas de 15 polegadas. Ambos usando o mesmo padrão de furação (5×205).
Na foto vemos a Smoothie 5×112, novidade da Rally Som, com furação especial para Kombi (1984+). Além delas, temos o modelo em outras furações de Volkswagen, e para carros da linha HotRod diversos aros e furações.