Como todo mundo que é apaixonado pelo Fusca sabe, o amado Volkswagen começou a ser vendido no Brasil em 1950. Nessa época o carro vinha desmontado da Alemanha e não era montado pela VW por que ainda não havia uma fábrica instalada no Brasil. Quem fazia a montagem dos carros era a Brasmotor. Os fuscas trazidos para o Brasil vinham montados com rodas aro 16×3”, com 5 furos e pneus diagonais de medida 5×16.
Desde que começou a ser produzido no Brasil o Fusca adotou vários tipos de rodas na sua montagem. Em 1953 o carro deixou de ser montado pela Brasmotor. A Volkswagen finalmente assumia a montagem do carro no Brasil, com peças vindas da Alemanha, passando a produzir o modelo com janela traseira única, oval.
No dia 3 de janeiro de 1959, foi iniciada a produção do Fusca 100% brasileiro, fabricado com peças nacionais, em um galpão no bairro do Ipiranga, em São Paulo.
De outubro de 1952 até 1961, a roda padrão adotada para o Fusca foi a de aro 15×4”, com 5 furos. Os pneus passaram a ser os diagonais 5.60-15.
Nos Fuscas de 1962 a 1966 (1ª série) as rodas são pintadas na cor Cinza Prata VW-64, com calota com o VW pintado em preto. A faixa branca para os pneus foi abandonada.
Da 2ª série de 1966 até 1974, nos modelos com motorização 1300cc, as rodas passaram a ter 10 janelas projetadas para ajudar no resfriamento do sistema de freios e calotas com a logo VW sem pintura, sendo mantida a cor Cinza Prata VW-64.
Em 1970 a 2ª série, denominada Fuscão, com motores de 1500cc, passou a ser montada com a roda de 4 furos e 20 janelas. Ela vinha na cor Alumínio Opalescente VW-2166 e calota chata com logo da VW.
Em 1975 a Volkswagen padronizou para o Fusca um modelo único de roda, a com 4 furos e 20 janelas na cor alumínio, com aro 15×4”, que permaneceu até o encerramento definitivo da produção, em 1996.
No ano de 1986 a Volkswagen parou de fabricar o Fusca no Brasil, porém em 1993, com a aprovação da Lei do carro popular, o ele voltou a ser fabricado no Brasil, e dessa vez saia de fábrica com pneus radiais 165SR15.
O carro vendeu bem, mas longe da meta esperada pela Volkswagen, que em 1996 deixou definitivamente de produzir o carro. Uma série final especial denominada Série Ouro foi produzida para comemorar a despedida do clássico. A partir daí, ele só seria produzido no México. Nesse período, foram produzidos no Brasil cerca de 42.000 exemplares. Em toda a história do Fusca no Brasil, a Volkswagen nunca cogitou, utilizar rodas de liga leve, mantendo até o fim o padrão de rodas em aço.
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