Pintura Pátina, seu carro com look envelhecido

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Há quem goste do carro brilhante e reluzente, como se tivesse recém saído de fábrica, porém existe uma nova vertente dos apaixonados por carro que preferem manter o clássico com as marcas do tempo, com cara de quem tem história pra contar, marcas das batalhas, com um look envelhecido. Este visual pode ser feito naturalmente, ou manualmente… e essa técnica se chama pintura pátina.

A patina nada mais é que a oxidação que surge sobre certos metais, quando expostos à ação do tempo, ou seja, a ferrugem. Ela pode se formar naturalmente, pela exposição dos elementos ao tempo e ao clima, ou artificialmente, com a adição de produtos químicos. Dessa forma é possível “envelhecer” o metal, sem esperar anos pela ação do tempo.

Pátina natural, ou verdadeira

É a pátina feita nas superfícies metálicas expostas, e pode se soltar ou não da superfície, dependendo das propriedades dos materiais. Por exemplo, uma carroceria enferrujada, desgastada, exposta ao tempo. O problema aqui é que a umidade do ar, pode apodrecer o metal, e não apenas desgastar. O que tornaria inviável o uso da carroceria.

Pátina artificial

Por isso recorre-se à pátina fabricada ou criada, que é feita através de rusty paiting, ou pintura enferrujada. Dessa forma você tem um carro com look vintage, personalidade, sem prejudicar o material.

A pátina artificial é feita através de uma técnica de pintura que mescla lixamento do verniz da lataria, pintura de uma cor que se assemelhe ao enferrujado, como o marrom por exemplo, e mais camadas de lixamento e pintura intercaladas. A finalização é feita com aplicação de verniz fosco.

Qual look você prefere num carro clássico? Enferrujado verdadeiro, artificial, ou completamente restaurado? Comente aqui.

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