Como já contamos no post sobre a história das furações da roda do fusca, o VW Sedan (nome oficial até então) chegou ao Brasil em no dia 11 de setembro de 1950. Neste dia desembarcaram no porto de Santos 30 Volkswagens vindos da Alemanha.
O primeiro modelo importado a circular no Brasil era o conhecido “Split Window”, com o vidro traseiro dividido em dois. Com o sucesso das vendas do fusca, a empresa Brasmotor começa a montar os veículos importados da Alemanha, que vinham desmontados.
Em 1953 a Volkswagen instala a sua primeira fábrica no Brasil no bairro do Ipiranga, em São Paulo, e assume a montagem do veículo. Já nesta época o modelo produzido era o que tinha janela traseira oval, sem a divisória.
Na Alemanha, em 1958, o fusca era lançado com o vidro traseiro retangular, enquanto isso aqui no Brasil, o modelo de 1958 ainda era fabricado com o teto antigo e o vidro traseiro oval.
O desenho da janela só foi mudar de novo em 1959. Neste ano o Fusca passou a ser oficialmente produzido no país com 54% de nacionalização de suas peças. A janela traseira aumentou de tamanho e passou a ser retangular.
Em outubro de 1966 o Fusca ganha um vidro traseiro 20% maior e depois ainda um limpador de parabrisas (novos braços e palhetas). Estes últimos modelos ainda possuiam motor 1200 e tampa traseira com maçaneta de girar (e saia traseira com desenho “H”).
A história do fusca não acaba aqui, ela continua na nossa loja virtual com as rodas mais cobiçadas do momento. Para mais curiosidades sobre a história do VW mais amado do mundo e outros antigos Volkswagen siga o perfil Fusqueiros Rally Som no instagram e no facebook.