A história dos COE

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A cultura dos COE’s é recente, e surgiu nos anos 90, nos EUA, com os eventos de hotrod. COE significa cab over engine – ou seja cabine sobre o motor, e se refere aos primeiros trucks compostos pela chamada flat face (frente reta), que ao invés de possuir a motorização na frente, tinham o bloco do motor e seus componentes posicionados abaixo do cockpit.

Em 1899 a Autocar construiu o primeiro caminhão com “motor sob o assento”, porém ainda um pouco diferente dos COE’s que conhecemos, uma vez que o caminhão não possuía necessariamente uma cabine. Ainda assim eles foram os precursores dos COE’s. A primeira empresa a produzir caminhões com cabines foi a Sternberg a partir de 1907.

O layout de cabine moderno, como o conhecemos hoje, foi criado pelo designer industrial Viktor Schreckengost, que, com o engenheiro Ray Spiller, projetou um caminhão de cabine para a White Motor Company em 1932. Mais tarde, outros designers se juntaram a Schreckengost como Raymond Loewy, que projetou a série Metro de vans e caminhões para a International Harvester.

As carrocerias desses veículos foram produzidas inicialmente pela Metropolitan Body Company (MBC), que produzia também para Chevrolet, Ford, Dodge e International Harvester até 1948.

A Autocar reintroduziu o formato de motor sob o assento com seu Modelo U em 1933, que se tornou um o padrão das estradas dos EUA e das Forças Armadas dos EUA durante a Segunda Guerra Mundial e até os anos 1950.

Hoje os COEs das décadas de 1930, 40 e 50 são muito procurados pelos restauradores e colecionadores de carros antigos. Confira alguns trabalhos de COE’s que usam as roda da nossa loja.

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