A história do Chevy Impala

0
1120

A primeira aparição do Impala ao público aconteceu em 1956, no Motorama Car Show. Entretanto, era um protótipo bem diferente do que conhecemos hoje.

1956 Chevrolet Impala Show Car - Concepts

A chegada oficial do Impala aconteceu em 1957, já como modelo 1958, e ela veio inicialmente como um Bel Air Impala. Esse modelo veio junto com vários outros para marcar o aniversário de 50 anos de produção da General Motors, incluindo Cadillac Eldorado Seville, Buick Roadmaster Riviera, Oldsmobile Holiday 88, Pontiac Bonneville Catalina e o próprio Chevrolet Bel Air Impala.

Chevrolet Impala deixa de ser produzido nos EUA - Automais

No total, a primeira geração do Impala teve 55.989 conversíveis e 125.480 cupês produzidos, representando 15% do que a Chevrolet colocou nas ruas na época.

Em 1959 a Chevrolet decidiu transformar o Impala num carro próprio, ao invés de uma versão do Bel Air. Assim, ele passou a ser o carro top da marca, disponível nas versões sedã, cupê, perua e conversível.

O Impala foi o primeiro modelo a receber a designação esportiva SS, inspirado nos carros de corrida da Nascar.

1959 Chevy Impala 348 Three Deuces - YouTube

Entre os principais diferenciais, o Impala SS perdia a alavanca de câmbio na coluna de direção para dar lugar ao montado no assoalho, como nos carros de corrida. Os motores, é claro, eram todos V8, variando entre 305 cv e 360 cv.

Os anos 60 foram uma época de mudanças para o carro.

A Chevrolet decidiu atender ao apelo do público por modelos mais limpos, com desenho mais sóbrio e elegante, e essa tendência acabou sendo um divisor na história do modelo.

Tanto é que 1964 é o último ano procurado por quem deseja um Impala clássico nos dias de hoje. As mudanças foram tão bem recebidas que rendeu um recorde de vendas em 1965: um milhão de unidades, número que nunca foi batido por outro modelo.

Pin on FUTURO IMPALA SS 1965 / Velame Jr

O lançamento do Caprice ganha um destaque, acaba fazendo com que o Impala perca o prestígio. Além disso, o posicionamento da Chevrolet dava mais destaque ao visual do que ao conjunto mecânico, e fez o público que buscava um carro de alto desempenho passar a procurar por outras opções.

Um último fator que tirou o brilho do Impala, especialmente da versão SS, foi a chegada dos muscle cars, modelos menores e com desempenho superior. O resultado veio na forte queda nas vendas, que chegou a 50%.

Para a chegada da década de 70 a Chevrolet decidiu reestilizar o Impala de 1968. Agora a motorização podia chegar a 390 cv de potência bruta. Mesmo não sendo mais o Impala da década anterior, o modelo continuava oferecendo tudo aquilo que os norte-americanos queriam. Ele era um carro grande e com muito conforto, com itens como ar-condicionado automático, travas elétricas e toca-fitas de cartucho de oito pistas.1970 Impala - Page 24 | Old classic cars, Classic cars, Impala

Porém em 1972 veio as normas de emissão de poluentes que exigiam que os carros tivessem motores menores e mais eficientes.

Outro ponto estava relacionado à crise do petróleo, que afetou o público, já não fazia mais sentido ter um carro desse porte para levar apenas uma pessoa, ou ter que gastar tanto com combustível.

1980 Chevrolet Impala '1979–80As vendas não eram as mesmas de anos anteriores, especialmente quando lembramos do recorde de 1965. As mudanças forçadas, um carro menor e mais leve, fizeram o “novo” Impala ser bem aceito pelo público, sendo eleito o carro do ano por publicações especializadas e totalizando um milhão de unidades comercializadas entre 1977 e 1981.

Mesmo com uma leve reestilização no começo dos anos 1980, o Impala saiu de linha em 1985, ficando o Caprice em seu lugar.

Nos anos 90 o Impala teve um revival, e continuou por alguns anos. Em dezembro de 1996 o último modelo saiu das linhas de produção, que agora se concentrariam nos mais requisitados e rentáveis SUVs. É verdade que o modelo voltou em 2000, mas isso foi só no nome, já que o carro em si nada tinha a ver com as gerações anteriores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor coloque o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui