No mercado atual temos uma imensa variedade de modelos e acabamentos de rodas. Porém nem todas as rodas tem aplicação para todo e qualquer tipo de veiculo. Levando isso me consideração o que se fazer quando gostamos de um modelo e temos o desejo de colocá-las em nosso carro?
Para podermos realizar essa vontade de colocar um modelo de rodas que não é compatível com a furação de nosso veiculo, temos duas opções para nos auxiliar: o serviço de furação dos cubos do veiculo e a opção de usar adaptadores.
Antes de falar sobre essas duas opções, precisamos entender alguns elementos. Geralmente os carros saem de fabrica com 4, 5, 6 ou 8 furos.
O que é a furação?
A furação da roda é medida do centro do cubo até o furo onde será fixado o parafuso ou a porca. Geralmente as medidas de furação são demonstradas em milímetros ou polegadas. Por exemplo: 4×100. São 4 furos e a distância do centro do cubo até o furo é de 100mm .
O que é o cubo?
O cubo da roda é o suporte do disco de freio, é nele onde são fixados os parafusos e o rolamento de roda. É o torque do que movimenta as rodas do carro.
O que é o offset?
Offset ou ET é a medida informada para sabermos como a roda vai ficar no espaço da caixa de rodas do veiculo, também é medida em milímetros e pode ser denominada como off-set positivo ou off-set negativo.
Offset Positivo: é quando a roda fica mais para dentro (mais proxima dos amortecedores do veiculo , com esse off-set é mais provavel que vc consiga usar o adaptador)
Offset Negativo: é quando a roda fica mais para fora (mais longe dos amortecedores do veiculo , com esse off-set é mais difícil poder fazer o uso do adaptador)
Com base nessas informações, você pode optar pela utilização do adaptador ou refurar os cubos do veiculo.
Adaptador de roda.
O adaptador é uma peça de alumínio ou aço que pode ter vários tamanhos e tipos. O adaptador mais comum é um disco plano, com furos e prisioneiros pré-furados e instalados. Eles são aparafusados no automóvel, e a roda é aparafusada no adaptador, passando este a fazer uma função semelhante ao cubo.
Alguns cuidados são necessários para se usar este sistema : não realizar uma mudança drástica, manter limites de peso e tamanho, é necessário que as rodas dianteiras sejam alinhadas, assim como se realize um alinhamento traseiro (casos dos carros com tração dianteira), para tornar segura a direção do veículo. Também é importante que não sejam usados em veículos de transporte de cargas .
Refurar os cubos
Já para refurar os cubos do veiculo é necessário consultar um mecânico e um serviço de tornearia especializados para saber se o respectivo cubo do veiculo pode ser refurado e manter os padrões de segurança necessários.
Agora que você já obteve essas informações, já pode escolher e adquirir o modelo de rodas que mais lhe agrada e que vai deixar seu carro ainda mais bonito.
Qual das alternativas te agrada mais?
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