Fusca Picape
A história deste carro começa em 1965, ano em que foi fabricado. Ele saiu da fábrica da Volkswagen como um fusca normal. A caçamba veio nos anos 80, quando foi adquirido pela família do seu Veríssimo, de Curitiba. Ele era proprietário de uma empresa que vendia extintores, e acabou modificando o fusca para uma picape para atender as demandas de entrega da empresa. E esta foi a missão do fusca por 40 anos.
Em 2009 o Seu Veríssimo faleceu, a empresa foi fechada, e o fusca acabou sendo usado pela família no dia a dia. Ele até chegou a receber um pequeno trato, mas devido a idade avançada do VW, ele acabou dando problemas e ficou parado no tempo no quintal da casa, e assim ficou por 10 anos.
Em 2019 o Dinei, da Villa Car, atual dono do carro, ficou sabendo que a família estava interessada em vender a raridade. O carro precisaria de uma reforma na lataria, pintura, elétrica, suspensão… ou seja, quase tudo. Veja só como foi o dia do resgate do carro.
O carro estava com a documentação em dia, porém faltavam 90 para concluir a transferência, e ainda era necessário passar na vistoria do Detran, ou seja, ele tinha que estar em perfeitas condições. O Dinei desmontou o carro inteiro e deu um “talento” só para poder passar na vistoria dentro do prazo, já que 90 dias era um tempo muito curto pra arrumar tudo o que precisava.
Depois de duas tentativas, o carro passou na vistoria. Hoje ele é um fusca carroceria aberta picape para 2 passageiros no documento. É um tipo de documento muito raro e muito difícil de conseguir, e está rebaixado legalizado. Dá só uma olhada nos detalhes do Veríssimo, apelido do carro, feito em homenagem ao antigo dono.
Ficha Técnica
Carro: Fusca Picape 1965
Motor: 1600 com dupla carburação 32
Suspenção: Quadro encurtado 6 cm cada lado. Catraca dupla. Torre descolada. Manga de eixo invertida. Facão regulável na traseira.
Rodas: Raw Classics 911 Fuchs Cromada aro 15” 5×130 + Estepe
Mais alguns detalhes: Caixa de câmbio sp2 8/31. Escapamento dimensionado. Janela Safari Ragtop. Espelho Albert. Pisca fino alemão. Elétrica feita pela Eros. Carroceria de madeira. Tenda cigana na carroceria. Volante Gran Turismo Rob, dos anos 60. Bancos Catraca Probel. Alavanca de marcha de engate rápido da Empi. Pedal Roler. Cesto Empi.
Eu Helen, em nome da nossa família Veríssimo, agradeço o cuidado e carinho com o nosso amado fusca. Certos que o carro cheio de grandes recordações durante o tempo que permaneceu conosco, foi adquirido pela pessoa certa, o sr. Dinei. E com certeza meu pai onde estiver, estará muito feliz. Fica aqui registrada nossa emoção e agradecimento.
Nós ficamos muito felizes de poder contar essa história, e honrar o legado do Sr. Veríssimo.
Vou cuidar bem desse Fusca pois ele me ajuda muito no meu dia a dia somos parceiros daqui em diante