No final dos anos 60 a VW tinha recém lançado o VW 1600, e o resultado tinha sido considerado positivo. Para a alemã estava claro que o próximo passo deveria ser investir em uma perua, como o mercado europeu estava fazendo com a Type 3.
O lançando do primeiro Station Wagon da VW, a Variant, aconteceu 1969. E com a iminente saída de linha do 1600 original, a fábrica lançou na sequência a TL (fastback) em 1970, com o motor horizontal da Variant.
Os comerciais da época davam muito destaque aos conceitos de praticidade, amplo espaço que o carro tinha e potência do motor. O mercado brasileiro precisava de carro para a família, que tivesse um bom motor e pudesse rodas nas precárias estradas da época. Estas características fizeram a Variant cair nas graças do consumidor na década de 70.
Desempenho
Os modelos acumularam boas vendas no decorrer da década de 70. A Variant, inclusive, superava no mercado interno, a Ford Belina, que era muito mais avançada tecnologicamente.
A Variant e a TL possuíam a mesma motorização do 1600, porém o estilo de carroceria fez toda a diferença. Além da pequena área de carga na dianteira, agora havia um amplo espaço na traseira, ampliado pelo motor horizontal, que ocupava bem menos espaço. No caso da Variant, o espaço total para carga chegava a 640 litros. O interior era pouco mais robusto. O problema da rejeição ao design foi solucionado em 1971, através de uma reestilização da dianteira. Ambos os carros ganharam uma dianteira mais baixa e inclinada para dentro. Apesar do apelido “cabeça de bagre”, o novo desenho encontrou grande aceitação. A VW também lançou uma versão 04 portas do TL, para atrair os motoristas de táxi (que utilizaram muito o VW 1600 quatro portas).
Entretanto, o sucesso no mercado brasileiro e a ausência de competidores fizeram com que o projeto fosse repensado. Nessa época a VW dominava cerca de 70% do mercado brasileiro, e Variant começava parecer ultrapassada, pois seu similar europeu tinha um design criado nos anos 50.
Fim da Linha
Em 1976, a VW Variant já não suportava mais o peso da idade. Mesmo com a atualização de meia vida, a perua mostrava-se bem cansada diante até da irmã mais nova, a Brasília. O TL já havia sido retirado de linha em 1975 por causa da criação do Passat. Então, a perua saiu de cena para ser substituída por uma evolução. A Variant II, mas essa é outra história. No total, foram produzidas 256.760 unidades da VW Variant, mais que o dobro do fastback e muito acima dos pouco mais de 24 mil exemplares do 1600L.
Preço
Julho de 1971 – NCr$ 18.347 Atualizado – R$ 111.424 (IGP-DI/FGV)
Ficha técnica
Motor: traseiro, 4 cilindros contrapostos, 1 584 cm3
Diâmetro x curso: 85,5 x 69 mm
Potência: 65 cv a 4 600 rpm
Torque: 12 kgfm a 3.000 rpm
Câmbio: manual, 4 marchas
Suspensão: Dianteira: independente Traseira: eixo de torção
Dimensões: comprimento, 432 cm; largura, 158 cm; altura, 143 cm; entre eixos, 240 cm; peso, 945 kg