O SP2 foi fabricado nos anos 70 e até hoje encanta brasileiros com seu design esportivo. Uma matéria da TV alemã DW acompanha o jornalista especializado Christoph Bauer passeando num exemplar de 1976 na cor ‘Laranja Outono’, e mostra ser um admirador do projeto brasileiro.
O vídeo aponta que o projeto existe graças a Rudolf Leiding, presidente da Volkswagen Brasil na época. Em 1969 ele deu partida em um projeto independente, totalmente feito no país, para um carro esportivo de carroceria leve. Iniciou-se o Projeto X.
O carro acabou sendo batizado de SP2 em homenagem a São Paulo, cidade onde a Volkswagen implantou a sua primeira fábrica no Brasil. Os 65 cv do motor 1700 não impressionaram os brasileiros, que logo apelidaram o carro de “Sem Potência”.
A reportagem da DW diz ainda que apenas 681 carros foram exportados para a África e o Oriente Médio. Ele nunca chegou à Europa ou aos Estados Unidos devido à baixa altura de seus faróis, que não estava de acordo com a lei de trânsito vigente.
Durante a sua fabricação, o SP2 saiu de fábrica com uma variação de mais de 40 cores chamativas, características dos anos 70.
Detalhe do motor Boxster 4 cilindros refrigerado a ar de construção plana.
Na época o VW SP2 custava 29.700 cruzeiros.
O jornalista especializado Christoph Bauer finaliza o vídeo admirando, dizendo que o VW SP2 é o VW refrigerado a ar mais bonito já fabricado.
Assista o vídeo completo aqui:
Veja também este SP2 montado com as rodas Raw Classics 911 Fuchs
Veja mais rodas para VW’s antigos na nossa loja virtual: www.rallysomstore.com.br