O que é um pneu Run Flat?

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O termo run flat vem do inglês e significa literalmente “rodar vazio”. Daí a maior vantagem deste tipo de pneu. Eles foram inventados nos anos 1930, nessa época as câmaras estouravam com mais facilidade trazendo prejuízo aos motoristas.

Eles são construídos com reforços na lateral e no aro de fixação da roda (nos flancos, ombros e talões). Dessa maneira, quando o pneu está vazio as rodas não forçam a banda de rodagem, fazendo com que o peso do carro caia sobre essa camada reforçada.

Quais são as vantagens dos pneus run flat?

Pneus Run Flat podem rodar totalmente vazios, por aproximadamente 80 quilômetros de distância e a uma velocidade de até 80 km/h (dependendo do modelo), preservando a dirigibilidade e sem perder a segurança.

Como o carro pode rodar sem ar pressurizado nos pneus, o estepe acaba sendo dispensável. Um carro sem estepe é um carro mais leve, o que pode gerar um ganho de desempenho e economia.

Entretanto, é importante esclarecer que a lei de trânsito brasileira OBRIGA o motorista a carregar algum tipo de equipamento para reparo de pneus murchos.

De acordo com a CONTRAN Nº 540, os veículos com pneus run flat:

“Devem ser fornecidos com produto selante para pneus, em quantidade suficiente para o reparo de um pneu, acompanhado de dispositivo que permita insuflar o pneu, à pressão prescrita para o uso temporário, em um período máximo de 10 minutos.”

E quais as desvantagens?

O reforço que os pneus recebem faz com que a dirigibilidade fique um pouco mais firme que o normal. O que faz também com que a sensação de ruídos e vibrações aumentam dentro do carro.

A maioria dos veículos equipados de fábrica com pneus run flat são importados. Geralmente eles costumam também ser equipados com sensores de pressão nos pneus, uma vez que o motorista pode não notar o esvaziamento e continuar rodando.

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